segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Sol Nascente empaca, ganha barriga e se esgota antes de chegar ao fim

Marcello Novaes em Sol Nascente; novela das seis passa por 'barriga' e perde relevância - Paulo Belote/TV Globo

O telespectador mais atento não deixou de notar que Sol Nascente, a novela das seis da Globo, empacou e esgotou sua história antes mesmo de chegar ao capítulo final. Com pouco mais de três meses de exibição, a produção enfrenta o pesadelo de todo folhetim: a barriga, aquele período em que absolutamente nada relevante acontece e a história simplesmente não avança.

A insípida trama central envolvendo Alice (Giovanna Antonelli), Mario (Bruno Gagliasso) e César (Rafael Cardoso) repete-se a cada capítulo.

A loucura da vilania de César faz com que ele arme o que estiver ao seu alcance para causar o ciúme de Mario em relação a Alice. Invariavelmente, ele consegue o que quer, o casal briga e depois volta, ou então os dois ficam naquele lenga-lenga sem fim em que um não para de pensar no outro e, com isso, história que é bom, nada.

Outro núcleo mal trabalhado é o do triângulo amoroso envolvendo os pescadores Dora (Juliana Alves), Thiago (Marcello Melo Jr.) e a artesã Yumi (Jacqueline Sato).

No início da trama, Dora era uma mulher completamente apaixonada, dedicada e vivia um casamento perfeito com Thiago. No paralelo, ele conheceu a sobrinha de Tanaka (Luis Mello) e os dois começaram uma amizade que aos poucos foi evoluindo para o amor _premissa semelhante à do casal central.

O problema é que os autores, para tornar o romance entre eles convincente, transformaram Dora em aprendiz de vilã de uma hora para outra. A pescadora engravidou mas perdeu o bebê. Desde então, começou a sofrer psicologicamente, e seu perfil mudou bruscamente. Dora tornou-se atordoada e agressiva com o marido, que se aproximou cada vez mais de Yumi.

Mas eis que Dora se dá conta de não sentir mais nada por Thiago e, ao descobrir que ele e Yumi estão envolvidos, decide oferecer um jantar surpresa para os dois. É uma situação no mínimo forçada dentro do enredo desenvolvido até aqui, e a sensação é a de que estão tentando a todo custo convencer o telespectador de que Thiago deve ficar com Yumi por conta do temperamento imprevisível de Dora.

Já o entrecho da máfia italiana que perseguia o casal Geppina (Aracy Balabanian) e Gaetano (Francisco Cuoco) parece ter ficado de lado e pouco se toca no assunto. Apesar de forçada, a história dos mafiosos bufões poderia fazer o telespectador menos exigente comprar a ideia. Está adormecida, como boa parte da narrativa de Sol Nascente.

Única trama minimamente convincente no folhetim, a rebeldia adolescente de Milena (Giovanna Lancelotti) e seu envolvimento com Ralf (Henri Castelli) conseguem gerar um princípio de conflito dentro da história mais interessante da novela, a que diz respeito a Vittorio (Marcello Novaes) e Lenita (Letícia Spiller). Os dois atores têm química, e a volta da ex mulher de Vittorio, Loreta (Claudia Ohana), deu uma pequena chacoalhada na trama.

Afora poucas movimentações recentes, como as entradas de Loretta e Dona Mocinha (Nívea Maria), nem todas as mudanças promovidas em Sol Nascente foram capazes de tirá-la da mesmice. A novela já se esgotou, e o melhor para ela, nesse ponto, seria a antecipação do último capítulo.

por Raphael Scire
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário