sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Yoko Ono ganhará exposição no Instituto Tomie Ohtake

Intitulada 'Dream Come True', a mostra propõe uma grande retrospectiva da pioneira da arte conceitual

Yoko Ono em entrevista coletiva, na Índia (Roberto Schmidt/AFP/VEJA/VEJA)

Após uma longa temporada no MALBA, em Buenos Aires, as obras da artista nipo-americana Yoko Ono poderão ser conferidas pelo público brasileiro no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Com previsão de estreia entre abril e maio, a exposição consiste em uma grande retrospectiva da carreira da artista, uma das pioneiras da arte conceitual.

São mais de oitenta trabalhos, entre objetos, filmes, vídeos, instalações e registros sonoros produzidos a partir dos anos 1960. A performance é um dos eixos centrais da exposição, com as famosas Instruções, mensagens simples que convocam as pessoas a realizarem determinadas ações, como escutar o som da Terra girando ou observar um fósforo queimando. As peças serão exibidas como textos e transpostas para suportes que pedem a participação do público, convidado a pensar em questões ligadas à arte, ao cotidiano e aos contextos políticos e sociais.

Aos 83 anos de idade, Ono também é conhecida por seu engajamento em temas feministas. Recentemente, um áudio da artista gritando em reação à vitória do candidato republicano Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos viralizou nas redes sociais.

(Com Estadão Conteúdo)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário