sábado, 11 de fevereiro de 2017

Rock Story dá profundidade a vilões e escapa de armadilha das novelas

Os vilões Lázaro (João Vicente de Castro) e Néia (Ana Beatriz Nogueira) em Rock Story - Estevam Avellar/TV Globo

Uma das melhores características de Rock Story, a novela das sete da Globo, é o desenho de seus personagens, todos bem construídos e bastante densos. Não há espaço para figuras planas, e com isso o folhetim foge do maniqueísmo barato: os mocinhos não são chapados nem bobões, e os vilões passam longe de cometer a maldade pela maldade.

Salta aos olhos do público o equilíbrio da vilania presente na história de Maria Helena Nascimento. Diana (Alinne Moraes), Lázaro (João Vicente de Castro), Léo Régis (Rafael Vitti) e Alex (Caio Paduan) jogam no time dos antagonistas, mas mostram uma justificativa convincente para os atos que cometem. Assim, cumprem uma função essencial a qualquer novela, a movimentação, e ajudam os protagonistas a cativar o público.

Vaidosa e inteligente, Diana é a grande vilã da trama, mas apresenta pontos fracos que a humanizam. A família que tanto protege a livra da capa de malvada inclemente, mas ao mesmo tempo faz com que ela aja friamente, como quando defendeu o pai das garras de Laila (Laila Garin).

Ainda ama Gui (Vladimir Brichta), mas é incapaz de dar o braço a torcer e se torna o principal motor do conflito no romance do roqueiro com Julia (Nathalia Dill), vital para a sobrevivência de qualquer casal de folhetim.

Já Léo Régis (Rafael Vitti) é imaturo a ponto de agir sempre por impulso. Acha que por ter dinheiro pode ter tudo o que quiser. Ama Diana e se acha perseguido por Gui. A obsessão e a rivalidade com roqueiro o impedem de perceber a maldade daqueles que o cercam, como o empresário Lázaro e a própria mãe, Néia (Ana Beatriz Nogueira).

Rafael Vitti vem sendo bastante criticado pelo desempenho como o ídolo teen, mas sua atuação condiz com o perfil do personagem, canastrão até a última nota musical que entoa.

Lázaro, por sua vez, emula uma das vilãs mais emblemáticas da teledramaturgia nacional, Laura (Claudia Abreu), de Celebridade (2003). Sua inveja por Gui já o levou a comprar sua casa, além de ter feito de tudo para sabotar o músico e viver em seu encalço, tal qual a "Cachorra" fez com Maria Clara (Malu Mader) na trama de Gilberto Braga.

Ainda assim, todas as ações de Lázaro são justificadas pelo amor que sente por Diana, e ele não hesita em prejudicar quem entra em seu caminho, a ponto de bolar o sequestro da mãe de Léo para impedir o casamento do astro com sua amada.

Alex é o vilão mais clássico entre todos de Rock Story. É apaixonado por Lorena, a gêmea má de Julia, que protege a irmã das garras do bandido. Para ir viver ao lado dela em Nova York, ele quer a todo custo ficar rico, mas só se mete em roubadas.

Além disso, é cercado por Romildo (Paulo Verlings) e William (Leandro Daniel), dois ladrões pé de chinelo que de tão bobos chegam a ser bons e divertem os telespectadores com suas trapalhadas. Isso sem contar Marisa (Júlia Rabello) e Néia, que escapam do ódio do público por também terem um pé no humor.

Peça chave em qualquer novela, o maniqueísmo pode se tornar também uma verdadeira armadilha quando deixa os personagens rasos demais. Rock Story, ao contrário, consegue se desvencilhar dela ao equilibrá-los dramaturgicamente com camadas de ambiguidade.

por Raphaael Scire
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário