terça-feira, 7 de março de 2017

Globo se arma para guerra judicial contra Dança de Xuxa na Record

Sheila Mello, MC Gui e Bianca Rinaldi, participantes de Dancing Brasil, que estreia em abril - Divulgação

A Globo mobilizou uma equipe de advogados para uma eventual guerra jurídica contra o programa Dancing Brasil, a versão da Dança dos Famosos que a Record exibe a partir de 3 de abril, com apresentação de Xuxa Meneghel. A emissora ainda não decidiu se irá à Justiça contra o formato, similar ao quadro do Domingão do Faustão, mas já está pronta. Vai esperar a estreia da atração da concorrente.

Um dos principais argumentos a serem defendidos pelo departamento jurídico da Globo é a de quebra do direito de exclusividade. Para exibir a Dança dos Famosos, a Globo comprou da EndemolShine a licença do formato Strictly Dancing, que é uma adaptação de Strictly Come Dancing.

Para realizar o Dancing Brasil, nome do novo programa de Xuxa, a Record adquiriu o formato de Dancing with The Stars, a versão americana de Strictly Come Dancing. Ou seja, os dois programas têm a mesma origem. A confusão aumenta porque o programa da Record será produzido pela EndemolShine, a mesma que vende o formato da Dança dos Famosos para a Globo.

A diferença entre os formatos é muito pequena. Em ambos, pessoas famosas dançam ritmos musicais com bailarinos profissionais. No formato de Xuxa, diferentemente do de Fausto Silva, as celebridades não dançam todas elas o mesmo ritmo no mesmo dia e são avaliadas por um júri fixo _não há jurados artísticos.

Bianca Rinaldi e coreógrafo em ensaio para o Dancing Brasil, talent show que Xuxa apresentará em abril

Em sua defesa, a Record afirma que comprou Dancing with Stars da BBC, rede britânica proprietária do formato de Strictly Come Dancing. A EndemolShine diz que é apenas produtora do talent show de Xuxa, uma vez que é representante da BBC no Brasil. Consultada, a Globo nega que irá processar a Record ou a Endemol. A BBC não se pronunciou.

Dança dos Famosos terá nesta ano a 14ª edição. É uma das maiores audiências do Domingão do Faustão. Já Dancing Brasil é uma tentativa de alavancar Xuxa Meneghel, que fracassou com um programa de auditório comum. Terá 13 episódios de uma hora e meia cada.

Seu elenco já está definido: a jornalista Fabíola Gadelha; a ginasta Jade Barbosa; as atrizes Bianca Rinaldi, Juliana Silveira, Maytê Piragibe; a dançarina Sheila Mello; a atriz, cantora e dançarina Tânia Alves; o chef Dalton Rangel; os cantores Guilherme, Tony Sales e MC Gui; os atores Leonardo Miggiorin e Micael Borges; e o ex-jogador de futebol Richarlyson.

por Daniel Castro
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário