domingo, 9 de julho de 2017

Jornalismo do Grupo Globo é o mais consumido pelos brasileiros, indica pesquisa

William Bonner e Renata Vasconcellos à frente do repaginado “Jornal Nacional”.

Sempre questionada por sua “parcialidade” – inclusive por figuras notórias como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – a Globo despontou como o veículo de comunicação mais consumido pelos brasileiros, de acordo com o relatório Digital News Report, produzido pela Reuters. A emissora detém 60% de audiência dos chamados “meios tradicionais”: TV, rádio e impresso.

Considerando apenas os dados com relação à televisão, a Globo registra ampla vantagem sobre o segundo colocado, o SBT, com 36%. Já nos meios digitais, o grupo dos irmãos Marinho aparece na vice, com 43% dos cliques de internautas que buscam notícias (no caso, o portal “G1”), estando atrás do portal “UOL”, com 47%.

A pesquisa mensura ainda o nível de confiabilidade do consumidor de jornalismo no Brasil. Apenas 30% acreditam que a mídia é livre de influência política. Em contrapartida, a taxa de confiança do público na imprensa é de 60%.

A Globo sempre foi um dos principais meios de informação do país; em 1969, lançou o “Jornal Nacional”, transmitido para todo o país via satélite, até hoje o telejornal de maior audiência da televisão brasileira. No entanto, episódios polêmicos sempre colocaram em xeque a conduta da emissora, como a demora em cobrir o movimento “Direitas Já”, em 1984, e a edição do debate entre os presidenciáveis Fernando Collor e Lula, em 1989.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário